Posso vender um imóvel adquirido via consórcio?

Posso vender um imóvel adquirido via consórcio?

Depois de passar um tempo pagando as prestações, finalmente você foi contemplado com a carta de crédito, comprou seu imóvel, decorou, morou lá por um tempo e decide que é hora de se mudar. Então surge a dúvida, como funciona a venda de imóveis adquiridos via consórcio que ainda não foram quitados?

A resposta é simples – você pode transferir seu contrato para a pessoa que comprar seu imóvel, mediante avaliação e aprovação prévia da administradora, que fará uma avaliação da capacidade financeira do interessado. Estando aprovado o cadastro e análise financeira, ela continuará pagando as prestações normalmente. Se preferir e tiver condições financeiras, poderá quitar sua cota antes de vendê-la.

Vamos ver alguns aspectos relativos a transferência de cotas de consórcio:

Contrato

É importante verificar se seu contrato permite a transferência de cota e se será necessário efetuar pagamento de taxas.

Venda

Poderá ser feita diretamente por você, após validação do comprador pela administradora, mas, para evitar qualquer problema futuro é indicado que a transação seja feita com o apoio da sua administradora de consórcios.

Também é importante que você faça um contrato paralelo sobre o que foi acordado com o comprador a respeito de valores e forma de pagamento para com você.

A venda de imóveis adquiridos via consórcio, são inclusive uma boa forma de complementar a renda ou iniciar um negócio próprio com o valor adquirido – abrindo uma franquia ou algo totalmente pessoal e inovador, o que vale mesmo é correr atrás de seus sonhos.