O que é alienação de bens?

O que é alienação de bens?

Alienação de bens, essa é uma expressão que parece complicada, mas na verdade não.

Em linhas gerais, a alienação de bens ocorre quando o consorciado é contemplado com a carta de crédito, faz a aquisição do bem sonhado, mas ainda não quitou o consórcio, ou seja, ainda tem parcelas para serem pagas.

Quando isso acontece, a pessoa tem a posse do bem, mas para realizar a venda ou a troca dele, é necessária a autorização da administradora do consórcio. Além disso, caso haja inadimplência, a administradora pode entrar com uma ação judicial e apreender o bem para cobrir a dívida.

Esse procedimento garante que o consorciado possa adquirir o imóvel, carro ou outro bem e ao mesmo tempo dá garantias financeiras e legais para as administradoras e para o grupo do consórcio.

Algumas dicas:

Caso você esteja planejando fazer um consórcio, ou já entrou em um, é sempre bom ter em mente que esse modelo funciona como poupança coletiva, por isso, manter em dia as prestações é importante para o bom funcionamento do grupo e do seu consórcio. Então lembre-se de fazer o seu planejamento financeiro para que as prestações caibam no orçamento familiar, não comprometendo sua renda e não atrapalhando a realização do seu sonho.

Para saber mais sobre consórcios, confira as outras dicas do blog!