O Crescimento do consórcio de veículos

O Crescimento do consórcio de veículos

O Sistema de Consórcios continua crescendo e atualmente conta com pouco mais de 6 milhões de consorciados ativos no setor de veículos. O que se vê no mercado é um maior crescimento do uso da carta de crédito para a compra de veículos seminovos. Apenas no primeiro quadrimestre de 2018, a cada quatro automóveis adquiridos por meio de créditos concedidos por contemplações, três foram para compra de seminovos e um para veículo novo (Fonte: Fenauto* junho/18).

Um dos motivos que leva muita gente a optar pelo consórcio de veículos é o fato de poderem comprar o bem à vista após a contemplação. Os consorciados pagam parcelas mensais sem juros e têm o valor da carta de crédito sempre atualizado, de acordo com a tabela do fabricante ou pelo IPCA.

Além disso, existem várias opções de planos, com diferentes valores de parcelas e prazos, o que é muito bom porque sempre existe um plano de consórcio de veículo que se encaixa na sua necessidade ou no seu orçamento.

Ao ser contemplado o consorciado pode comprar o bem desejado à vista, o que lhe confere maior poder de negociação, seja para a compra de um veículo zero ou usado. Ao efetuar a compra do veículo de sua preferência, até 10% da carta de crédito pode ser utilizado para cobrir despesas, como: o pagamento de taxas de transferências, documentação e seguro, sempre de acordo com o regulamento do grupo de consórcio.

Cada vez mais os consumidores vão tomando consciência sobre os benefícios do sistema de consórcio e aderindo a este modelo de investimento. Quanto maior for a capacidade de planejamento e administração das finanças pessoais, maior é a possibilidade da escolha do consórcio como primeira opção de investimento.

Pense nisso, planeje-se e adquira seu novo veículo sem juros e pagando parcelas que cabem no seu bolso.

* Federação Nacional das Associações dos Revendedores de Veículos Automotores.