Fui contemplado, mas não quero usar a carta de crédito agora.

Fui contemplado, mas não quero usar a carta de crédito agora.

Consórcios são uma ótima forma de realizar seu sonho em médio ou longo prazos. O investimento permite que você se planeje e conquiste o bem desejado.

Um dos grandes benefícios do consórcio é a flexibilização quando se tem a carta de crédito em mãos. Uma vez contemplado, seja por sorteio ou lance, a pessoa tem várias possibilidades de utilização da carta, além da escolha do bem a ser comprado, desde que respeitada a categoria do consórcio.

Mas, por que eu não usaria a carta de crédito logo após a contemplação? Bom, muitas vezes a pessoa é contemplada antes do esperado, no início do período do grupo, o que faz com que o momento para aquisição do bem não seja ideal dentro do seu planejamento. Caso essa seja a situação, uma das opções é: Receber seu crédito em dinheiro e para isso é necessário ter passado 180 dias da data da contemplação e o consorciado estar com a dívida quitada, em conformidade com as Normas do Banco Central do Brasil.

É importante ressaltar que o valor da carta de crédito será o da data vigente no dia da contemplação, corrigida diariamente por aplicação financeira no mercado, conforme normas do Banco Central.

Contudo, o valor da correção da aplicação pode ser diferente ao da variação do valor do bem. Ou seja, há o risco de sua carta de crédito não ser capaz de comprar o bem desejado, caso o preço do bem suba mais do que o valor da aplicação. Mas, ao mesmo tempo, se o valor da aplicação for superior ao valor do bem, você poderá adquiri-lo e ainda ter dinheiro sobrando.

Essa flexibilização é mais um dos benefícios do sistema de consórcio. Caso queira saber mais, acesse: https://primorossi.com.br/blog/