Cota cancelada, tudo o que você precisa saber!

Cota cancelada, tudo o que você precisa saber!

Por mais que você seja compromissado e planejado, imprevistos acontecem contra a sua vontade: perder o emprego, necessidade urgente de reforma na sua casa ou no prédio e o aumento inesperado de despesas são alguns exemplos.

Infelizmente você optou pela não continuidade do consórcio. Mas não se preocupe, você pode se reorganizar e, quando a situação se normalizar você poderá reativar sua cota e dar continuidade na conquista se seus sonhos, que é nosso objetivo.

Por isso, é importante saber os trâmites que envolvem o cancelamento da sua cota.

Como realizar cancelamento

  • Se você estiver com os pagamentos em dia, entre em contato com a administradora do consórcio e faça a solicitação formalmente.
  • Se você estiver com até 3 parcelas em atraso, a administradora pode efetuar o cancelamento da sua cota automaticamente, conforme contrato.

Antes de realizar o cancelamento converse com a administradora e tente encontrar uma alternativa ao cancelamento, que pode ser a redução do crédito, com diminuição do valor da parcela mensal e/ou negociação das parcelas vencidas, permitindo a manutenção do investimento, que é sempre a melhor opção.

E agora, como resgatar o valor investido?

Após o cancelamento, você não precisará mais pagar as parcelas mensais, mas para receber o valor investido, deverá aguardar o sorteio da cota cancelada que ocorre mensalmente, para grupos constituído na vigência da Lei nº. 11.795/08, de Fevereiro de 2009.

É muito importante, na compra da cota de um consórcio, ler e entender todas as cláusulas contratuais. Nele, estão os detalhes sobre o cancelamento da cota, que visam assegurar os demais consorciados do grupo e atender a Lei e os normativos do Banco Central.

Qual será o valor devolvido

Para grupos constituídos a partir de 06/02/2009, o valor a ser devolvido ao consorciado cancelado só é apurado no momento da contemplação. O valor é calculado tomando por base as contribuições feitas ao fundo comum, atualizadas pelo valor do crédito vigente no momento da contemplação e descontando-se a multa penal rescisória aplicada sobre o valor apurado.

Para grupos constituídos até 05/02/2009 o valor da restituição será apurado somente na data de encerramento do seu grupo, não há contemplação mensal por sorteio de cota cancelada, nessa regra.

Vale a pena cancelar a cota

O cancelamento da cota não é uma alternativa viável, não vale a pena. Você deixará de realizar um sonho, seja a aquisição de bens ou serviços. Não receberá o valor investido de imediato e nem a sua integralidade.

Estude outras possibilidades de remanejamento de custos, para manter sempre ativo seu investimento.

O Consórcio Primo Rossi ABC está pronto para atender você e tirar todas as suas dúvidas. Fale conosco.