Como o consórcio pode auxiliar sua aposentadoria

Como o consórcio pode auxiliar sua aposentadoria

Planejar a aposentadoria não é um hábito comum dos brasileiros, apenas 20% da população pensa no futuro com planejamento financeiro, de acordo com uma pesquisa realizada pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC), em 2018 . O motivo vai dos hábitos culturais, que nunca visaram uma organização financeira a longo prazo, ao alto índice de desemprego e endividamento ou até achar que é muito cedo para isso.

Especialistas, porém, já afirmaram que nunca é cedo para pensar na aposentadoria, e sempre podemos ajustar nosso orçamento mensal para que seja possível ter a garantia de um futuro tranquilo. Tudo é uma questão de organização e empenho.

Melhorando a aposentadoria 

As formas mais comuns de previdência são a pública, a qual todos os cidadãos registrados em carteira colaboram mensalmente e depois de anos de serviço podem usufruir do benefício e a privada, que normalmente é feita com instituições bancárias, onde é montado um plano de pagamento para que se possa ganhar uma quantia determinada por mês no fim do período de serviço. Porém, métodos alternativos a esses dois tradicionais também podem ser levados em conta na hora de se planejar e buscar a melhor alternativa para o momento de pendurar as chuteiras.

Uma dessas alternativas é através do aluguel de imóveis, que possibilita um complemento à aposentadoria, ou até mesmo uma renda mensal. Investir em imóveis é uma forma segura de garantir o dinheiro no fim do mês, além de possibilitar o crescimento do patrimônio. Para concluir a compra de imóveis, um sistema cada vez mais utilizado é o consórcio. Em 2017 284,7 mil novas cotas foram adquiridas, representando um crescimento de 26,4% quando comparado com o resultado do ano anterior, de acordo com a Associação Brasileira de Administradoras de Consórcio (ABAC). O sucesso do modelo é explicado pela falta de juros, flexibilidade de utilização da carta de créditos e possibilidade de ajustar as mensalidades para a realidade financeira de cada um.

O consórcio para imóveis permite a compra de casas, apartamentos e terrenos, além de possibilitar a reforma e a construção, dando liberdade de escolha para você definir qual desses bens de alta valorização no mercado vale mais a pena investir.

Em tempos em que a população está envelhecendo cada vez mais e com as recentes mudanças no INSS, garantir formas alternativas e seguras para o futuro é essencial, afinal, depois de anos de serviços prestado nada mais justo do que poder descansar com tranquilidade e com a certeza de que nada irá faltar para você e para a sua família.