Pensando em comprar um apartamento na planta? Confira algumas dicas!

Pensando em comprar um apartamento na planta? Confira algumas dicas!

Comprar apartamentos na planta pode significar uma grande economia na realização do sonho da casa própria ou para investimentos futuros, porém é imprescindível ficar muito atento e tomar algumas precauções para que essa decisão não se torne um problema.

Os imóveis na planta oferecem algumas vantagens, como o preço – chegando a ser 30% mais baratos que os imóveis prontos – a possibilidade de valorização do empreendimento quando finalizado – o que o torna rentável na revenda – e a viabilidade de personalização do apartamento – já que ele ainda será construído, alguns detalhes já podem ser incorporados, não sendo necessário receber o modelo padrão.

Esses benefícios, porém, vêm acompanhados de alguns riscos, como atrasos na entrega. Por isso, é importante tomar algumas providências e ficar atento antes da aquisição. Para te ajudar, preparamos algumas dicas importantes para comprar um apartamento na planta:

  1. Saiba que esse tipo de aquisição não acontece de forma imediata, então planeje-se para que o tempo de espera até o empreendimento ficar pronto não seja um problema no seu orçamento ou dia-a-dia.
  2. Pesquise sobre a construtora: é importante saber o histórico do responsável pelo empreendimento. Busque informações sobre ele com conhecidos, no Procon e em sites como o Reclame Aqui.
  3. Conheça bem o imóvel que você está adquirindo: para isso, é muito importante visitar o modelo decorado, além de conhecer bem a região em que ele está localizado e acompanhar as obras sempre que possível.
  4. Planeje-se financeiramente: pesquise bem até encontrar um imóvel que atenda a todas as suas necessidades e que, principalmente, caiba no seu orçamento. Para evitar o endividamento, é importante adaptar sua compra ao seu poder aquisitivo e não o contrário.
    Além disso, os valores das prestações serão ajustados pelo Índice Nacional de Custo da Construção – INCC, por isso é importante ficar atento.
  5. Tenha controle de todos os documentos que forem emitidos durante o processo de aquisição do imóvel. De e-mail até os números de protocolos telefônicos e documentos assinados, é importante ter tudo isso registrado e em mãos caso seja necessário.

Com essas dicas você poderá adquirir um imóvel a um preço mais acessível e realizar seu sonho!