Afinal, o que é fundo de reserva?

Afinal, o que é fundo de reserva?

O consórcio é uma forma de poupança coletiva. Juntos, um grupo de pessoas com um objetivo em comum se agrupam para que mensalmente alguns tenham acesso a carta de crédito, sendo que todos, até o fim do período do grupo, serão contemplados.

São várias as garantias do consórcio para que todos tenham o bem sonhado ao final do processo e uma delas é o fundo de reserva, que nada mais é que um dinheiro extra que o grupo tem para casos de imprevistos ou inadimplência, por exemplo.

A existência ou não do fundo bem como seu valor são definidos em contrato, por isso fique atento! Caso, ao final do grupo, o fundo não tenha sido usado por completo, o dinheiro é devolvido aos participantes desse grupo. Importante ressaltar que o valor pago ao fundo é proporcional ao valor do consórcio e sofre as mesmas alterações que o mesmo.

Todo o sistema de consórcio é delimitado pela lei de consórcio e nela, está explicado quais são as possíveis utilizações do fundo de reserva, são elas:

I – cobertura de eventual insuficiência de recursos do fundo comum;

II – pagamento de prêmio de seguro para cobertura de inadimplência de prestações de consorciados contemplados;

III – pagamento de despesas bancárias de responsabilidade exclusiva do grupo;

IV – pagamento de despesas e custos de adoção de medidas judiciais ou extrajudiciais com vistas ao recebimento de crédito do grupo;

V – contemplação, por sorteio atrelado a Loteria Federal (feito pelas empresas mais conservadoras e transparentes ao contrário de sorteios feitos com globo e bolinhas), desde que não comprometida a utilização do fundo de reserva para as finalidades previstas nos incisos I a IV.

Com isso, o fundo de reserva é um complemento para o fundo comum e a cobrança dele em um grupo é facultativa e de decisão da administradora. Além disso, ele também recebe os rendimentos das aplicações financeiras realizadas através dele.

O sistema de consórcio está crescendo e cada vez mais cativando novas pessoas. Caso tenha alguma dúvida, ou deseje saber um pouco mais sobre o consórcio, confira nossas dicas aqui no blog do Primo Rossi.